Com o cenário econômico no Brasil, é comum ouvir prestadores de serviço se queixarem de falta de trabalho. Para evitar essa situação, é preciso ir atrás das necessidades do mercado. E uma delas é a manutenção preventiva de boxes de banheiro. Os vidraceiros podem se aprimorar por meio do programa De Olho no Boxe, é muito importante para garantir a segurança. Uma vidraçaria que oferece a manutenção pode convencer o cliente a procurá-la periodicamente. Por isso, se sua empresa já realiza manutenções preventivas, é importante mostrar isso para os consumidores e reforçar para eles a importância de que esse serviço seja feito periodicamente, confira as dicas abaixo!
1 – Apresente e ofereça a manutenção já no momento da compra!
Muitas pessoas não sabem da importância da manutenção preventiva de boxes de banheiro. Por isso, ao fazer a instalação do produto, reforce com seus compradores que a manutenção é essencial para a segurança do sistema. Com esse serviço, será possível checar se o vidro não sofre desgaste ou se algum item do sistema está quebrado ou danificado (como roldanas, batedores, etc.). Lembre-se sempre de entregar ao cliente o Manual de utilização, limpeza e manutenção dos boxes de banheiro. Reforce que esse documento indica a necessidade da manutenção periódica e que é uma determinação da norma técnica NBR 14207.
2 – Divulgue a manutenção preventiva!
Colocar avisos na loja que sua equipe faz a manutenção preventiva é uma forma de mostrar profissionalismo para os consumidores. Assim, você estará fornecendo a eles as principais informações sobre a importância desse trabalho de forma simples e direta. Para ajudá-lo, o site do De Olho no Boxe conta com diversos materiais de apoio, é só imprimi-los e distribuí-los;
3 – Ponha a boca no trombone!
Não tenha medo de entrar em contato com seus consumidores para oferecer a manutenção preventiva pois ela deve ser feita a cada doze meses, sem falta! O site do De Olho no Boxe conta com uma planilha de controle bastante útil, que pode ser baixada gratuitamente. Mantenha atualizadas nela as informações sobre seus clientes;
4 – A primeira impressão é a que fica!
Em alguns casos, é o próprio cliente que procura a vidraçaria para solicitar a manutenção. É importante que a pessoa responsável pelo atendimento na vidraçaria, seja pelo telefone, e-mail, WhatsApp ou outros canais de comunicação, esteja preparada: demonstre simpatia e objetividade em relação aos preços dos serviços, mas mantendo sempre uma postura profissional durante o atendimento. Além disso, sempre deve haver alguém pronto para atender o telefone e, se a pessoa que pode responder às dúvidas do cliente não estiver na empresa, anote o contato do consumidor e garanta a ele que o especialista ligará de volta o quanto antes;
5 – A pessoa certa para a resposta certa!
Se o responsável pelo atendimento não tiver conhecimento técnico (para definir um orçamento, por exemplo), ela nem deve arriscar responder por conta própria, mas, sim, passar a ligação para quem possa ajudar solucionar as dúvidas do cliente. Porém, isso não significa que o montador do boxe deve entrar em contato direto com os consumidores. A vidraçaria precisa ter uma pessoa dedicada exclusivamente ao atendimento;
6 – Às vezes, menos é mais!
Uma vidraçaria com estrutura de trabalho mais enxuta (ou seja, sem colocar muitas pessoas para realizar um único trabalho) e de menor custo consegue ampliar os serviços oferecidos ao consumidor;
7 – Não deixe outras oportunidades de trabalho passarem!
Ao ir à casa do cliente fazer a manutenção do boxe, fique atento para outras necessidades que ele possa ter — como o ajuste na fixação de guarda-corpos ou a abertura e fechamento de uma porta de vidro —, ou possibilidades para novas aplicações de vidros ou espelhos. Ofereça a ele serviços para resolver esses problemas, mas evite insistir no assunto: isso pode fazer você soar chato ou inconveniente;
8 – O contato não para com o fim da venda!
Para fidelizar seu público, o contato pós-venda é um item fundamental, portanto você pode conferir se o produto e serviço fornecidos foram satisfatórios. Para saber o que precisa e ser melhorado e ainda abrir espaço para novas oportunidades de trabalho.
9 – O barato sai caro!
Sobre a manutenção do cliente, lembrá-lo de que custa menos fazer a manutenção do que pagar por uma instalação nova.
Gostou das dicas para vender a manutenção preventiva dos boxes, acompanhe outras reportagens da edição nº 527 de O Vidroplano; não deixe de ler!
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